Vamos acompanhar a evolução (o nascimento da personagem Maria) da história João Boboca ou João Sabido?, de Rosane Pamplona. Uma das histórias que gosto de contar. Aqui, acompanharão também o nascimento do João (o Boboca ou o Sabido?) - Bem, isso saberão no decorrer da referida história. Em breve publicarei as imagens do João tomando forma. Como a Maria também será feito apenas de jornal velho.
OK, como prometido acima, já postei (confiram) as fotos da confeção do João. João e sua esposa, Maria, atuarão também noutras histórias como, a história: Os 4 Herois, por exemplo.
O que você vai precisar para fazer as suas personagens é somente, jornal, tesoura, cola, uma redinha (daquelas que vem envolvendo o melão ou as laranjas quando se vai às compras), uma folha de carbono pequena usada, um suporte de rolo de papel higiênico e tinta de papel, ou acrílica, ou a que você tiver à disposição. Como detalhe final para o João temos o chapéu de palha, acessório que poderão encontrar em qualquer armarinho.
Uma sugestão para a caracterização do contador, enquanto personagem que vem para narrar as histórias, é a pintura no rosto. Escolhi a pintura da Borboleta. Já para o figurino a ser usado na Sessão de Contos fica a seu critério. A Branca de Neve, ou a Borboleta, a Joaninha, a Sereia, o Peixe fofoqueiro, geralmente funcionam como personagens que veem dos livros (do Reino da fantasia para a realidade) para manter este contato com o público - os ouvintes. A Mãe Natureza também funciona... Mas, escolha qualquer outra fantasia de sua preferência. Precisa ser algo que mexa com você. Para a narrativa surtir o melhor efeito é necessário identificação com todos os detalhes, desde a história selecionada ao cenário (ambientação) e figurino escolhido... Contudo, nem sempre as sessões necessitam de uma caracterização, e nos encontros de formação veremos, ou melhor, descobriremos o porquê.