Menu | Por EnCanto a Cantar Eu Conto (CIA DCONTOS Sandrine Almeida) |
| Tweet |
|
1 |
Quem é o Contador de Histórias?
O Contador de Histórias (CH) é aquele que ouviu, ou que leu COM O CORAÇÃO. Isto significa que soube ESCUTAR, soube DAR VIDA À SUA LEITURA. Sim, soube ESCUTAR e se entregar à LEITURA, e, nessa disponibilidade, deixou-se EnCantar - teve o DESLUMBRAMENTO. Sentiu a emoção contida nas histórias ouvidas e/ou lida no decorrer de sua trajetória de busca do conhecimento, e, afetivamente, permitiu florescer dentro de si o desejo de fazer outras pessoas passarem pelo mesmo processo de descoberta, pela mesma EXPERIÊNCIA MÁGICA - O CONTATO COM O LIVRO => (O PRAZER DA APRENDIZAGEM).
O CH é aquele que aprendeu a se conhecer nessa busca; apropriou-se de sua própria história e a traz, ou a tem, nas mãos. É um eterno pesquisador atento aos acontecimentos (das histórias da Tradição Oral, das histórias registradas nos livros e também das histórias que nos são apresentadas na TV, no cinema, no teatro.). É um crítico. É aquele que sabe selecionar bem os contos que anseia transmitir. É um narrador que sabe dar voz às personagens. Ele sabe usar o corpo, a voz, enfim, sabe interpretar - contar com entusiasmo, com sentimento, e não apenas "ler" da boca para fora. O CH é, em suma, um transmissor de uma mensagem e precisa saber usar da liberdade que tem para fazer fluir a Palavra. Ele respeita a estrutura do conto dando a este expressão própria. O CH dá ritmo (dá coração) à mensagem. A sua mensagem deve cair no coração do ouvinte de uma maneira muito especial, de contrário, não provocará no seu expectador o efeito positivo por si próprio alvitrado e esperado.
A função do CH diante das observações feitas é EnCANTAR; é TRANSMITIR uma Mensagem - é, portanto, COMUNICAR. Implica: ter sido compreendido provocando, assim, e de alguma maneira, um retorno do receptor...
Sandrine Almeida.